domingo, 8 de junho de 2008

A Sabedoria Celular (Parte 2)


A vida das sociedades baseia-se no fluxo de informação e comunicação. A mais importante ferramenta no fluxo de informação entre indivíduos e gerações é a linguagem. A linguagem é representada por códigos específicos, que são as letras.

A língua portuguesa é composta por 26 letras ou podemos dizer 26 códigos. Esses códigos são compostos por palavras e essas, por sua vez, tornam-se frases. O fluxo de informação e a conservação da linguagem são realizados por meio desses códigos.



A linguagem na célula é semelhante a isso. Todas as características físicas de um ser humano, que são armazenadas no núcleo celular, estão sendo codificados por esta linguagem. Essa linguagem é da molécula mestre, chamada DNA. A língua do DNA é composta por quatro letras: A, T, G e C. Cada letra representa uma das quatro bases especiais chamados "nucleotídeos". Milhões dessas bases alinham-se em uma seqüência significativa e compõem então a molécula de DNA.

Essa é a forma de como a informação no banco de dados do núcleo é armazenada. Enquanto descrevermos o sistema de codificação desse armazém de dados, vamos continuar usando essas letras analogicamente para as moléculas do ácido nucléico que constituem o DNA. Cada duas letras dessas correspondem a um par de base. Esses pares de base se adicionam uns em cima dos outros para formar os genes.

Cada gene, que compreende uma porção da molécula do DNA, determina uma característica particular do corpo humano. Inúmeras propriedades como altura, cor dos olhos, forma do nariz, orelha e crânio são formados pelo comando de um respectivo gene. Podemos comprar cada um desses genes como páginas de um livro. Sobre as páginas, existem scripts compostos pelas letras A-T-G-C.

Existem aproximadamente 100.000 genes no DNA de uma célula humana. Cada gene é composto de uma seqüência especial de nucleotídeos, um número que abrange entre 1.000 e 186.000 de acordo com o tipo de proteína correlacionada.

Esses genes detêm os códigos de quase 200.000 proteínas que funcionam no corpo humano e controlam sua produção.

As informações armazenadas nesses 100.000 genes constituem apenas 3% da informação no DNA. Os 97% restante mantém seus mistérios até hoje. Estudos recentes demonstram que 97% dessa parte desconhecida inclui informação vital sobre a sobrevivência da célula e os mecanismos que controlam as atividades altamente complexas dentro do corpo.

Mas ainda há muito que percorrer.

Os genes estão localizados nos cromossomos. Como já vimos em neste artigo, existem 46 cromossomos no núcleo de cada célula humana (com exceção das células reprodutoras). Se compararmos cada um dos cromossomos a um volume de um livro cujas páginas são genes, nós podemos dizer que a célula compreende uma "enciclopédia celular" de 46 volumes, quais cobrem todas as características de um ser humano.

Recordando o exemplo da enciclopédia, essa "enciclopédia celular" compreende um conhecimento contido em aproximadamente 920 volumes da Enciclopédia Britânica (a maior enciclopédia do mundo)

A seqüência de letras no DNA de cada humano é diferente. Essa é a razão básica porque existe bilhões de pessoas que vivem na terra e são diferentes umas das outras. A estrutura básica e as funções dos órgãos são o mesmo em cada pessoa.

Entretanto, cada pessoa é criada de uma maneira tão detalhada e especial com diferenças tão sutis que muito embora todas as pessoas sejam criadas a partir da divisão de uma única célula e possuam a mesma estrutura básica, bilhões de pessoas diferentes vieram a existir.

Todos os órgãos do nosso corpo são construídos dentro de um plano delineado pelos nossos genes. Para dar alguns exemplos, de acordo com o mapeamento genético completado pelos cientistas, no corpo humano:

- A pele é controlada por 2.559 genes
- O cérebro por 29.930 genes
- O olho por 1.794 genes
- As glândulas salivares por 186 genes
- O coração por 6.216 genes
- O tórax por 4.001 genes
- O pulmão por 11.581 genes
- O fígado por 2.309 genes
- O intestino por 3.838 genes
- O músculo esquelético por 1.911 genes
- As células do sangue por 22.902 genes

A ordem seqüencial das letras do DNA determina a estrutura de um ser humano nos seus mínimos detalhes. Além das características como a altura, cor da pele, olhos e cabelos, o DNA de uma única célula contém o desenho de 206 ossos, 600 músculos, uma rede de 10,000 músculos auditivos, uma rede de 2 milhões de nervos ópticos, 100 bilhões de células nervosas e 100 trilhões de células no corpo.

Agora vamos pensar um pouco sobre as informações acima: uma vez que uma letra não pode se formar sem um escritor a ter escrito, como bilhões de letras na célula humana originaram-se?

Como essas letras enfileiraram-se em uma seqüência significativa para compor um plano original de um corpo tão perfeito e complexo?

Se houvesse qualquer interrupção na ordem dessas letras você poderia ter o ouvido no seu abdômen ou seus olhos no seu calcanhar.

O segredo da sua vida como um "bom humano" atualmente reside na impecável seqüência de bilhões de letras nos 46 volumes da enciclopédia celular, em seu DNA.

Nenhum comentário: