terça-feira, 3 de junho de 2008

46 + 46 = 23 ?


Em uma fábrica que emprega dispositivos tecnológicos, muitas máquinas robóticas são usadas em diversas fases da produção. Todos os programas, sistemas funcionais, unidades de apoio técnico para estas máquinas, em suma, todo tipo de informação que pode ser necessária no decorrer da produção está localizada no centro de controle desta fábrica. É como um banco de dados em que é depositados toda a informação necessária para usar nas fases de produção, na qualidade e controle de danos.


O corpo humano é a estrutura mais avançada e complexa do mundo. Se nós o comparamos com tal fábrica nós podemos dizer que, para que esta fábrica continue a operar, deve ter toda a informação armazenada na molécula do DNA, no núcleo da célula.

Enquanto um ser humano é ainda uma célula recém fertilizada no útero de sua mãe, Deus determina todas as qualidades que ele terá no futuro e "estampa" tais qualidades nas moléculas de DNA. Da sua cor de cabelo até sua altura está armazenada numa estrutura tão pequena que somente pode ser observada em microscopia eletrônica.

O DNA é encontrado em cada uma das cerca de 100 trilhões de células do seu corpo. O diâmetro médio de uma célula é de 10 mícrons (um mícron é um milésimo de um milímetro), se refletirmos mais a respeito disso, podemos entender com mais facilidade o quanto essas informações estão armazenadas em um pequeno espaço.

Se pensarmos no DNA, que permite que a vida dos seres vivos continue de acordo com um programa planejado, como uma enciclopédia, os volumes da mesma seriam os cromossomos.

É muito importante que estes cromossomos ocorrem em pares na molécula de DNA. No processo da sua criação, cada ser humano recebe um desses dois volumes de cromossomos de sua mãe e do seu pai. Os 23 cromossomos que vêm da mãe e os 23 que vêm do pai são complementares entre si. Isto é, os 46 cromossomos no núcleo de uma célula humana são, na verdade, 23 pares de cromossomos. O 23º cromossomo é o que nos diz o sexo: ele é normalmente indicado pelas letras X ou Y. Nos machos, um dos membros do par é o cromossomo X, o outro é o cromossomo Y. Nas fêmeas, o 23º cromossomo é composto por dois X's.

À luz desta informação, uma pequena pergunta vem à mente: se cada célula humana é composta de 46 cromossomos, como é que como resultado da combinação das células da mãe e das células do pai, o individuo recém-nascido tem 46 cromossomos? Pareceria lógico que os 46 cromossomos da mãe e os 46 cromossomos do pai produzissem um recém-nascido anormal, com 92 cromossomos. Mas não é esse o caso. Como é que então todo mundo nasce com 46 cromossomos?

A resposta para essa questão demonstra a grande maravilha da criação.

Nenhum comentário: