terça-feira, 3 de junho de 2008

Um Milagroso Sistema Criado para uma Vida


A continuação da raça humana no mundo é possível graças ao perfeito trabalho do sistema reprodutor. Os corpos dos homens e das mulheres são bastantes diferentes um do outro com respeito a este sistema, mas os mesmos completam-se perfeitamente um com o outro, resultando um nascimento de um novo ser humano no mundo.

A partir de elementos básicos produzidos em dois corpos humanos distintos, independente um do outro, uma das maiores maravilhas do mundo ocorre: o milagre da criação humana.

Para que o milagre dessa criação aconteça, as preparações necessárias na realidade começam com muitos anos de antecedência. Primeiro, células reprodutoras masculinas e femininas devem tornar-se funcionais. Isso ocorre em todos os seres humanos através do processo chamado de puberdade. O elemento mais importante certamente é o sistema hormonal, que estabelece comunicações entre as células sob o comando do cérebro.

Deus criou um sistema em que todas as necessidades do corpo humano e seu desenvolvimento deveriam estar sob o controle do cérebro. Ele causou mensagens que vêm dos órgãos para o cérebro para serem avaliadas, e o mesmo enviando a resposta para tal mensagem. Tudo em frações de milésimos de segundos.

Neste processo, o sistema hormonal é usado para entregar a informação. Deus criou no corpo humano uma perfeita rota postal para comunicação. Sobre essa rota postal, moléculas carregadores de mensagem são chamadas de "hormônios", cada qual realmente tem a função de um carteiro. Da mesma forma que um carteiro segue sua rota em toda a cidade, entregando cartas nos endereços certos, os hormônios executam os comandos do cérebro para as células.

Desse modo, as funções necessárias para a vida humana são ativadas dentro do corpo.

Porém temos que lembrar aqui que os hormônios não são seres humanos que possuem consciência para saber qual mensagem carregar ou para onde carregá-las, ou também determinar a direção de suas rotas. Eles não receberam treinamento e nem experiência depois de anos de estudos.

Os hormônios que aqui chamamos de carteiros, são compostos por moléculas que podem ser expressas nas mais complexas formas. É certamente uma grande maravilha que uma molécula saiba para onde está indo e o que está entregando, determinando que tipo de mensagem será entregue e para qual célula; encontrando seu caminho sem se perder na total escuridão do corpo humano milhões de vezes maior que a si própria realizando isto de forma impecável, sem danos para si mesma como para a mensagem.

Este exemplo sozinho é prova do extraordinário sistema que Deus colocou dentro corpo humano.

O funcionamento do sistema hormonal de uma pessoa geralmente começa quando ela ainda está no útero da mãe e continuará até sua morte. As glândulas reprodutoras começam a funcionar em conseqüência do efeito dos hormônios. Mas, diferentemente de outras partes do corpo, a secreção de hormônios relevantes para as glândulas reprodutoras começam na puberdade. O Hipotálamo, uma pequena área na base do cérebro, é considerado o controlador do sistema hormonal. Na puberdade, ele começa enviando mensagens para a glândula Hipófise para causar o inicio do funcionamento dos órgãos reprodutores.

Aqui também é útil chamar a atenção para outra maravilha. O Hipotálamo está consciente do desenvolvimento no corpo humano. Por exemplo, ele sabe quantos anos uma pessoa tem e se a pessoa está ou não fisicamente desenvolvida o suficiente para que seu sistema reprodutor comece a funcionar. Ele realiza o seu trabalho conscientemente.

Em outras palavras, o Hipotálamo, levando em conta e determinando que uma pessoa tenha chegado na idade adulta, dá comandos adequados para as diversas glândulas endócrinas no corpo. Ele envia mensagens (hormônios) exatamente no momento certo aos órgãos reprodutores e assegura o começo do desenvolvimento necessário para que a raça humana continue. E isso não se aplica somente ao Hipotálamo de apenas um indivíduo.

Neste momento, o Hipotálamo de bilhões de pessoas vivendo no mundo estão realizando esta função da mesma maneira e quase no mesmo período.

O fato deste pedaço de tecido muscular, ocupando em nosso corpo um lugar não maior do que alguns cubos de açúcar, estando consciente do tempo e podendo fazer ajustes para a passagem de tempo é certamente algo que exige nossa atenção e reflexão.

Como o hipotálamo faz tais cálculos?

Alguém disse para o Hipotálamo o que deveria fazer?

Como ele calcula que as glândulas reprodutoras devem se desenvolver para que um ser humano venha à existência?

Como ele sabe que determinado hormônio deve ser secretado em determinado tempo?

E como determina, entre todas os hormônios que produz, qual colocará o sistema reprodutor em atividade no momento exato?

Será que ele tem previsão para decidir sobre algum plano para o futuro, tomar as previdências e preparações necessárias para levar adiante?

Por que ele espera até o momento certo, nem cedo nem tarde, quando o corpo humano está fisicamente pronto para a reprodução para liberar os hormônios?

A inteligência que pode fazer uma massa de carne sem olhos, ouvidos e ou até mesmo um cérebro é incomparável para que possamos imaginar.

Não é nem o acaso nem qualquer outra força que faz com que o Hipotálamo esteja consciente do tempo, a alta inteligência com a qual foi dotado para realizar esta função particular pertence a Deus. É o Todo-Conhecimento de Deus que inspira este pequeno pedaço de carne, a saber, o que ele tem que fazer.

Nenhum comentário: