terça-feira, 3 de junho de 2008

Hormônios que Diferenciam o Sexo



O Hipotálamo dá os primeiros passos necessários para levar os machos e fêmeas para a fase de puberdade através do envio do hormônio Gn-RH (hormônio liberador de gonadotropina) via circulação sanguínea para a glândula Hipófise. A Hipófise inicia a sua função sob o comando do Hipotálamo e começa a enviar hormônios dos quais ativarão os órgãos reprodutores. Estes são os hormônios LH (luteinizante) e FSH (folículo estimulante). Cada um desses hormônios é secretado tanto em homens como em mulheres.



Apesar do fato de serem secretados em ambos, o mais surpreendente é como seus efeitos são totalmente diferentes no corpo do homem e da mulher. Por exemplo, na mulher, o hormônio FSH estimula a produção de óvulos, no homem o mesmo hormônio estimula a produção de esperma. Na mulher o hormônio LH assegura que o óvulo seja emitido no seu caminho para o útero e que outro hormônio chamado Progesterona seja secretado pelo sistema reprodutor feminino. A Progesterona é usada para preparar o útero para o bebê. O mesmo hormônio [LH] realiza uma função totalmente diferente no homem, estimulando as células para a secreção da Testosterona, outro hormônio. A Testosterona produz características do sexo masculino e garante a grande produção de espermatozóide.


O Hipotálamo causa a produção de esperma no homem (direita) em cooperação com o lobo anterior da glândula Hipófise e com os testículos. A produção de hormônio na mulher (esquerda) envolve o Hipotálamo, a glândula Hipófise e os ovários. Essas operações bioquímicas particulares no homem e na mulher demonstram a existência de um design e plano inteligente.


É certamente interessante considerar que os mesmos hormônios são produzidos em diferentes corpos de acordo com as mesmas fórmulas, mas causam resultados dos quais são totalmente diferentes de um corpo masculino para um feminino.

Quando um hormônio é secretado no corpo masculino, o mesmo sabe que ele pertence a um macho e faz as devidas alterações. Por exemplo, a Testosterona causa o desenvolvimento dos músculos no corpo masculino, e também faz a voz profunda e o crescimento de barba.

O mesmo hormônio é secretado no corpo feminino com a mesma fórmula, porém causa resultados totalmente diferentes. O hormônio que dá uma voz feminina para a mulher e uma voz masculina para o macho, que pode ajustar o desenvolvimento do corpo humano de acordo com o sexo, é um hormônio que pode destinguir entre a anatomia e a química do corpo de um macho e uma fêmea. O fato de um hormônio possuir tal conhecimento significa que deve ter recebido inteligência e instrução.

Algumas pessoas não sabem a respeito da influência dos hormônios sobre os órgãos reprodutores masculinos e femininos, as inter-relações entre as células ou o modo como as funções foram postas em operação. Elas não têm idéia do comando da cadeia do corpo, enviando e entregando mensagens, que o desenvolvimento do corpo depende destes comandos, e que o menor contra-tempo no funcionamento deste sistema pode haver conseqüências fatais, nem tão pouco elas têm controle sobre estas funções. Não é incomum para uma pessoa que não tenha treinamento especial nesta área estar consciente destas coisas, mas o fato que um grupo de moléculas ter esse conhecimento é incrível.

Como os hormônios, vistos abaixos com suas estruturas moleculares, passam a existir e ser possuídos de informação química? Como é que, não satisfeito em apenas conhecer a química do corpo, cada um, como um químico, utiliza o conhecimento que possui, aplicando-o nas áreas do corpo onde necessário? Como pode esta massa inconsciente de moléculas ter inteligência para fazer tais coisas? Obviamente que essas moléculas chamadas "hormônios" não têm tal inteligência.

Só há uma explicação para isso: Os processos bioquímicos através dos quais machos e fêmeas são diferenciados caracteristicamente mostra a existência de um Design Inteligente. Este Design é o trabalho da suprema inteligência de Deus. O que o ser humano tem de fazer é refletir profundamente sobre essa arte impecável e submeter-se ao Senhor que é o Supremo governante de todas as coisas.

Nenhum comentário: