terça-feira, 3 de junho de 2008

De uma Gota à 80 kg de Complexidade Admitida

O corpo humano é a máquina mais complicada do mundo. Através dele, nós vemos, ouvimos, respiramos, caminhamos, corremos e sentimos prazer. Seus ossos, músculos, artérias, veias e órgãos internos são organizados com um design maravilhoso, e quando examinamos esse design em detalhe, encontramos cada vez mais fatos surpreendentes.



Todas partes do corpo, embora cada uma possa parecer diferente uma da outra, são compostas a partir do mesmo material: células.

Células, cada uma medindo cerca de um milésimo de milímetro, são as unidades estruturais que formam nosso corpo e tudo que existe nele. Algumas dessas células unem-se para formar ossos, outras para formar nervos, fígado, camada interior do estômago, a pele ou a córnea do globo ocular. Cada uma tem o tamanho e forma que exatamente cumpre a exigência da parte do corpo humano correspondente.

Como e quando é que essas células, que têm funções variadas, passam a existir?

A resposta para essa questão vai nos levar a um processo cujo cada momento é repleto de mistérios. Todas as aproximadamente 100 trilhões de células que compõem o seu corpo hoje vem de divisões a partir de uma única célula. Essa única célula que tinha a mesma estrutura como todas as outras células em seu corpo agora, veio da união do óvulo da sua mãe com o espermatozóide do seu pai.

Um dos mais importantes sinais maravilhosos da criação de Deus são os seres humanos. A bíblia enfatiza muito a importância do ser humano, tanto que o próprio Deus morreu para salvar a humanidade.

A essência de um ser humano composto de 60-120 kg de carne e osso, foi originalmente contido em uma gota de fluído. Quem imaginaria, toda a sensação humana do ouvir, falar e da complexa estrutura física vir à existência a partir de uma gota de fluído.

Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmos 139:14

Nenhum comentário: