terça-feira, 3 de junho de 2008

Um Fluido com uma Estrutura Complexa: O Sêmen

Quando o esperma começa sua jornada, a Próstata secreta um fluido e imediatamente a seguir um outro fluido vêm das Vesículas Seminais. Eles se aderem ao esperma e o sêmen é produzido. Todos juntos viajam em direção ao corpo da mãe.



Como foi descrito neste artigo detalhadamente, a função desses fluidos é ter nutrientes prontos para providenciar energia que o esperma necessita, e particularmente neutralizar os ácidos na entrada do útero da mãe, tornando um ambiente no qual o esperma possa se locomover facilmente.

A conjunto deste fluido que é ejetado do corpo do macho para o processo de fertilização é chamado de "Sêmen".

10% disto vêm dos canais espermáticos, 60% das Vesículas Seminais, 30% da Próstata e o resto é células espermáticas e uma pequena quantidade de fluidos secretados por outras glândulas. Isso é, o que nós chamamos de sêmen é uma combinação complexa de frutose, fosforilcolina, ácido ascórbico, flavinas, prostaglandinas, ácido cítrico, colesterol, zinco, fosfatase ácida, ácido láctico, fibrinolítica, enzimas proteolíticas, hialunoridase e esperma.

A maioria das pessoas acham que o sêmen, como um todo, é que faz fertilização. Porém, apenas uma pequena parte do sêmen, um esperma para ser mais exato, faz isso.

No decorrer da união sexual, juntamente com o sêmen, cerca de 200-300 milhões de espermatozóides são ejaculados a partir do sexo masculino. Mas desses milhões de espermas, somente cerca de 1000 chegam a alcançar o óvulo e desses 1000, o óvulo receberá apenas um.

Ou seja, a essência de um ser humano não está contida no sêmen como um todo, mas apenas em um esperma.



Arthur C. Guyton, John E. Hall, Textbook of Medical Physiology, 10th ed., Harcourt International Ed., PA, 2000, p. 919

Dr. Gerald E. Poesnecker, One Flesh, A New Look at Human Sexuality, chapter 3. (http://www.oneflesh.org/OF-Chap%203.html)

Nenhum comentário: