terça-feira, 3 de junho de 2008

As Preparações Finais no Caminho

Agora, o aspecto geral do esperma, com apoio dos fluidos no sêmen, tornou-se evidente. Cada parte do esperma (a cabeça, o pescoço, a porção média, a cauda e o pedaço final), todas tem funções separadas. O núcleo (porção da cabeça) não é maior que 5 mícrons

Nestes 5 mícrons foi colocada toda a informação relevante para o corpo humano e os requisitos para transformar uma célula em um ser humano. Na cabeça do esperma está um pacote genético de 23 cromossomos dos quais serão levados ao óvulo.

Ou seja, na cabeça de uma célula espermática microscópica tem sido embaladas com segurança todas as informações da forma que todos os órgãos do corpo humano irão trabalhar, onde eles deverão se localizar, qual etapa as células iniciarão a se desenvolver, em suma, toda a informação a respeito de como o corpo humano será construído.

Junto com a informação genética, a cabeça do esperma tem uma outra característica especial. Por exemplo, no "acrossomo", o nome dado à camada protetora externa da cabeça, existem substâncias que ajudarão o esperma na etapa final da sua jornada.

Estas substâncias são enzimas que podem dissolver tecidos. Usando essas enzimas, o esperma será capaz de perfurar o óvulo e entrar no processo de fertilização.

A segunda parte mais importante do esperma é a cauda, qual permite o mesmo nadar facilmente no meio do fluido. A cauda do esperma determina a direção na qual ele irá nadar e ajuda-o a atingir o óvulo. Até aí, tudo bem.

Mas como essa cauda supre a energia necessária para o contínuo movimento "chicoteador" que realiza no esperma?

As necessidades energéticas do esperma são supridas de uma forma maravilhosa. O corpo da cauda é um depósito de combustível, que fornece energia ao longo de todo o percurso.
Sobre o longo caminho até atingir o óvulo, as necessidades do esperma por energia estão a cargo por mitocôndrias encontradas nessa seção. Usando os portadores de energia no pescoço do esperma, a mitocôndria fornece a energia em ATP, que permite que o esperma se mova facilmente.

Como podemos ver, em todos os aspectos o esperma exibe um design perfeito. Sem cauda, o esperma não seria capaz de se mover. Sem mitocôndria na porção média, a energia não poderia ser produzida e de novo, ele não poderia se mover. Se a porção da cabeça do esperma fosse estruturalmente perfeita exceto pela ausência do acrossomo, as enzimas requisitadas não seriam produzidas e então não haveria efeito quando o esperma atingisse o óvulo, pois não seria capaz de penetrar e fertilizar o mesmo.




Nessa ilustração vemos a cabeça do esperma coberta com uma armadura. Na porção da cabeça estão localizados o núcleo e várias enzimas dissolventes. A fim de proteger a carga valiosa dos perigos da jornada, a porção da cabeça do esperma é coberta como que por uma armadura (1-2). Depois de cobertas, as cabeças são colocadas em embalagens protetoras e seladas (3-4-5-6). O esperma continua sua viagem em segurança protegido nesta embalagem que contém o núcleo, 5 mícrons de tamanho, e contendo toda a informação relevante para o corpo humano. Também são protegidas nessa embalagem as enzimas
dissolventes que perfurarão o óvulo no inicio da fertilização. Esse é somente um dos estágios da produção de esperma. Após isso, o motor do esperma e a cauda são montados separadamente num maravilho processo de engenharia. Neste ponto temos que considerar novamente: Como essas células inconscientes aprendem a construir algo e colocá-lo em ação? Dado ao fato de que elas não têm conhecimento do corpo da mãe, como elas sabem fazer um esperma pronto para isso? A respostas, acho que todos já sabemos.


Eu não gosto muito de falar mal da teoria da evolução no meu blog, gosto de apresentar esses tipos de estudo, porém convenhamos que é impossível um espermatozóide ter adquirido essas características por "coincidências". Quando o primeiro ser humano apareceu no mundo, o esperma deveria ter incluso todas essas características, pois como vimos é impossível para o esperma fertilizar um óvulo se houver alguma deficiência ou ausência de qualquer uma daquelas características.

O esperma veio à existência de um único momento com uma estrutura perfeita. O Criador desse design é Deus.



Arthur C. Guyton, John E. Hall, Textbook of Medical Physiology, 10th ed., Harcourt International Ed., PA, 2000, p. 917.

Arthur C. Guyton, John E. Hall, Human Physiology and Mechanisms of Disease, p. 12; Gerard J. Tortora, Introduction to the Human Body: Essentials of Anatomy & Physiology, p. 527.

Nenhum comentário: