domingo, 1 de junho de 2008

A Replicação do DNA


Como sabemos, as células se multiplicam por divisão. Embora o corpo humano inicialmente é composto por uma única célula, a mesma se divide e se reproduz por duplicação numa proporção de 2-4-8-16-32..

O que acontece ao DNA no fim desse processo de divisão? Existe somente uma cadeia de DNA na célula. Entretanto, é evidente que uma célula recém formada também irá exigir seu DNA. A fim de preencher essa lacuna, o DNA completa uma interessante série de operações, cada fase milagrosamente diferente. Finalmente, antes da célula se dividir, ela faz uma cópia de si mesma e transfere isso [DNA] para a nova célula.

As observações relativas à divisão celular mostram que a célula tem de chegar a um tamanho específico antes de se dividir. No momento que ela excede esse tamanho particular, o processo de divisão automaticamente inicia. Enquanto a forma da célula começa a ficar mais macia para acomodar o processo de divisão, o DNA começa a replicar-se como antes mencionado.

Isso significa que a célula "decide" se dividir em seu conjunto e as diferentes partes dela começam a atuar de acordo com essa decisão de divisão. É evidente que a célula carece de consciência para realizar tal ação coletiva. O processo de divisão inicia com uma ordem secreta e toda célula, primeiramente o DNA, atuam através desta ordem.

Primeiro, o DNA divide-se em duas partes. Este evento ocorre de uma maneira muito interessante. A molécula do DNA, que é semelhante a uma escada tipo espiral, divide-se em duas como um zíper a partir do meio dessa escada. Agora, a molécula se dividiu em 2 porções. As metades que faltam (réplicas) de ambas porções são terminadas com os materiais atuais no ambiente em que se encontram. Desta maneira, duas novas moléculas de DNA são produzidas. Em cada fase desta operação, proteínas especialistas chamadas "enzimas" funcionam como robôs avançados como intermediários.

Embora pareça simples à primeira vista, esses intermediários desta operação são tantos e tão complicados que descrever todo o evento em detalhes levaria páginas.

As novas moléculas de DNA que surgem durante a replicação são checadas repentinamente por enzimas inspetoras. Se houver qualquer erro feito, o que pode ser bastante vital, é imediatamente identificado e corrigido. O código errado é removido e substituído por um correto.

Todos esses processos têm lugar a uma deslumbrante velocidade que enquanto 3.000 pares de base são produzidas por minuto, por outro lado, todos esses pares são checados repentinamente por enzimas encarregadas prontas para fazerem alterações caso seja necessário.

Na recente produção da molécula de DNA, mais erros podem ser feitos do que o normal em conseqüência a fatores externos. Neste caso, os ribossomos na célula começam a produzir enzimas de reparo para o DNA a partir da ordem dada pelo mesmo. Assim, como o DNA protege a si mesmo, ele também garante a preservação da geração.

As células nascem, se reproduzem e morrem tal como seres humanos. O período de vida das células é muito mais curto do que o período da vida dos seres humano, a qual elas constituem. Por exemplo, a maioria das células que compuseram seu corpo há seis meses atrás não existem mais atualmente. Entretanto, você é agora capaz de sobreviver porque elas se dividiram a tempo de deixar seus lugares a outras novas.

Por esta razão, operações altamente complexas como multiplicação de células e replicação de DNA são processos vitais que não podem tolerar um pequeno erro no que diz respeito à sobrevivência do homem. No entanto, o processo de multiplicação é executado de forma tão suave que a taxa de erro é somente uma em 3 bilhões de pares de base. E este único erro é eliminado por superiores mecanismos de controles no corpo sem causar nenhum problema.

Durante o dia, enquanto você não tem conhecimento, inúmeras operações e controles são realizados, muitas medidas são tomadas incrivelmente rápidas no seu corpo e de uma forma responsável para que você possa conduzir sua vida sem qualquer problema. Deus deu ao seu serviço inúmeros átomos e moléculas, das maiores até menores, das simples até as mais complexas, de forma que você possa viver uma vida boa e saudável. Esta benção e favor não é o suficiente para você dizer "obrigado"?



O ponto mais interessante é que estas enzimas que ajudam na produção de DNA e controlam sua composição são, na realidade, proteínas produzidas de acordo com as informações codificadas no DNA e sob o comando e controle dele. Este sistema é tão entrelaçado e perfeito em trabalho que não é possível ter atingido este estado gradual por coincidências.

Assim como o DNA tem que existir para a enzima existir, a enzima tem que existir para o DNA existir. Para ambos existirem, por outro lado, a célula tem de existir completamente desde sua membrana até a todas organelas complexas que possui.

A teoria da evolução, que afirma que os seres vivos evoluíram "passo a passo" como resultado de "benéficas coincidências", é expressamente refutada pelo paradoxo DNA-Enzima. Isto porque ambos, DNA e enzima têm de existir ao mesmo tempo. Demonstrando um Criador Poderoso e Consciente.

Um comentário:

Edu Neves disse...

There are several doors, but only one will take you to the world of peace and love! Get acquainted with the Food of Faith!
God bless.