quarta-feira, 4 de junho de 2008

O Papel do Óvulo na Criação de um Novo Ser


Com a chegada da puberdade, existe uma semelhança no desenvolvimento do corpo masculino e feminino. A célula reprodutora feminina, o óvulo, juntamente com o sistema reprodutor feminino complementa o sistema reprodutor masculino.

Com o começo da puberdade na mulher, tal como nos homens, o Hipotálamo sabe exatamente quando é a hora para enviar comandos à glândula Hipófise para produzir os hormônios necessários para levar as ovogônias [células primordiais do óvulo] à maturação.

A glândula Hipófise recebe esses comandos, imediatamente obedece-os e começa a produzir então os hormônios.

A produção de células reprodutoras nas mulheres não é contínua como nos homens. Essa produção ocorre em períodos específicos.O trabalho da Hipófise é determinar esse período.

Ela assegura a produção de um hormônio que irá trazer as células primárias do óvulo para a maturação no ovário. Esse hormônio sabe muito bem onde deverá realizar sua função, e indo direto para o ovário, anuncia que o período para a maturação das ovogônias chegou.

Nisso, elas imediatamente entendem o comando e começam uma intensa atividade no interior do ovário até chegar à maturação por completa.

Agora vamos examinar essa informação mais profundamente.

Como é que essa minúscula glândula secretora chamada Hipotálamo determina o período?

E como ele faz para calcular exatamente o tempo desse processo, do qual tem ocorrido em bilhões de mulheres tanto agora no presente como também foi no passado, sem se confundir?

Como já vimos em outro artigo, o Hipotálamo está localizado na base do cérebro. Ele não é um calendário, não tem relação com o mundo exterior ao cérebro. É um pedaço de carne composto por células.

Isso é alucinante. Mas isso é um pequeno detalhe das ocorrências maravilhosas que acontecem de modo contínuo no nosso corpo. Esse tipo de processo espantoso continua indefinitivamente, a cada momento e a cada milímetro quadrado do corpo humano.

Um milagre incrível acontece na Hipófise:

1) um comando enviado pelo Hipotálamo é lido e compreendido.

2) na base deste entendimento é feita uma decisão, substâncias são produzidas e enviadas com outros produtos sem erro para uma área distante e até o momento desconhecida!

A Hipófise também é uma coleção de células. A união dessas células, sua compreensão consciente dos comandos enviados a elas e a realização dos mesmos é uma coisa extraordinariamente fantástica.

Qual consciência torna possível uma coleção de células "compreender", "imaginar", "tirar conclusões", "chegar a decisões" e "colocar em prática a decisão”?

O corpo humano é um ambiente escuro em que a luz não penetra e onde muitos fluidos movem-se a grande velocidade através dos vasos. É um lugar complicado.

O que chamamos de célula não tem olhos para ver, língua para se comunicar ou ouvidos para ouvir. Elas são totalmente inspiradas por Deus, que as fez através da Sua Eterna Criatividade.



Arthur C. Guyton, John E. Hall, Human Physiology and Mechanisms of Disease, p. 659

Nenhum comentário: