quarta-feira, 11 de junho de 2008

Libélula: A Inspiração para o Helicóptero


As asas das libélulas não podem ser dobradas sobre seu corpo. Além disso, a maneira pela qual os músculos para o vôo são utilizados no movimento das asas as difere do restante dos insetos.



Elas são portadoras de um design maravilhoso. O fabricante número 1 de helicópteros, Sikorsky, terminou o desenho de um dos seus helicópteros tomando uma libélula como modelo. Integrantes da IBM, que acompanham Sikorsky neste projeto, começaram colocar o modelo de uma libélula em um computador (IBM 3081). Foram processadas duas mil imagens especiais no computador à luz das manobras realizadas pelas libélulas no ar.

Gilles Martin, um fotógrafo da natureza, por dois anos fez um estudo examinando as libélulas e concluiu que essas criaturas têm um mecanismo de vôo extremamente complexo.

O corpo de uma libélula tem um aspecto como uma estrutura helicoidal. Suas asas estão cruzadas sobre um corpo que demonstra um gradiente de cor do azul marinho ao marrom.

Devido sua estrutura, ela é dotada de uma excelente "manobrabilidade". Não importa com qual velocidade ou direção que está se movendo, ela pode imediatamente parar e começar a voar na direção oposta.

E se quiser, pode permanecer suspensa no ar para fins de caça. Na mesma posição, ela pode se mover extremamente rápido em direção a sua presa. Pode acelerar a uma velocidade bastante surpreendente para um inseto: 25mph (40km/h), o que seria idêntico a um atleta correndo 100 metros nas Olimpíadas a 24.4 mph (39km/h).

A esta velocidade, ela se choca com sua presa. O choque do impacto é muito forte. No entanto, seu "arsenal" é tanto muito resistente como muito flexível. A estrutura flexível do seu corpo absorve o impacto do choque. Porém, não podemos dizer o mesmo para sua presa.

Na seqüência da colisão, as patas traseiras da libélula assumem o papel de serem armas letais. Elas estendem-se e capturam a presa abatida, que é rapidamente desmembrada e consumida por poderosas mandíbulas.

A visão de uma libélula é tão impressionante como sua habilidade de realizar manobras inesperadas em alta velocidade. Os olhos das libélulas são aceitos como os melhores exemplos entre todos os insetos.

Ela possui um par de olhos, cada um com cerca de trinta mil diferentes lentes. Olhos semi-esféricos, cada um quase a metade do tamanho da cabeça, fornecendo a ela um vasto campo visual.

A libélula é um conjunto de sistemas, cada qual possui uma estrutura única e perfeita. Qualquer anomalia em algum desses sistemas “descarilharia” todos os outros sistemas. No entanto esses sistemas foram criados sem falhas pela Arte Criativa de Deus.


"Exploring The Evolution of Vertical Flight at The Speed of Light", Discover, October 1984, pp. 44-45.

Nenhum comentário: