sábado, 31 de maio de 2008

O Banco da Vida: DNA

O progresso da ciência deixa claro que os seres vivos tem uma estrutura extremamente complexa e uma ordem perfeita, negando frutos da coincidência. É uma prova de que os seres vivos são criados por um Criador Poderoso em conhecimento. Um exemplo foi o desvendamento da perfeita estrutura do gene humano, através do Projeto Genoma, revelando aos olhos de todos uma Criação.

Dos Estados Unidos à China, cientistas de todo o mundo deram seu melhor para decodificar 3 bilhões de letras químicas no DNA e determinar suas seqüências. Como resultado, 85% da informação armazenada no DNA humano poderia ser seqüenciado corretamente. Embora este seja um desenvolvimento muito emocionante e importante, como diz o Dr. Francis Collins, que
conduz os estados do Projeto Genoma Humano, até agora, somente a primeira etapa da decodificação do DNA foi recolhida.

A fim de compreender por que razão a decodificação leva tanto tempo, nós temos que entender a natureza da informação armazenada no DNA.

O MUNDO SECRETO DO DNA

Na fabricação ou administração de um produto tecnológico ou vegetal, a melhor ferramenta utilizada é a experiência e o acúmulo de conhecimento que o homem adquiriu durante muito séculos. O Conhecimento e experiência necessários para construir o corpo humano, a
máquina mais avançada e sofisticada na terra, está armazenada no DNA.

O ponto importante aqui é que o DNA sempre existiu, desde o primeiro ser humano até o nosso
presente, de uma forma perfeita e complexa.

DNA é delicadamente protegido no núcleo, localizado no centro da célula. Quando recordamos que estas células humanas ( estimada em 100 trilhões ) têm um diâmetro médio de 10 mícrons (um mícron é 10 -6 m.), a noção de área fica melhor compreendida. Essa miraculosa molécula é uma evidência natural extraordinária da arte da Criação. É tanto, que até um ramo especial da ciência foi criada para explorar os segredos desta molécula, muitos dos quais ainda permanecem ocultos. O nome deste ramo é a "Genética". Reconhecida como a ciência do século 21, a genética ainda está rastejando, quando se trata de desvendar os mistérios do DNA, apesar de toda tecnologia à disposição.

A VIDA NO NÚCLEO

Se compararmos um corpo humano com um edifício, a planta completa do corpo e o seu projeto minúsculosamente detalhado está presente no DNA, que fica localizado no núcleo celular.

Todas fases de desenvolvimento de um ser humano, desde o ventre da sua mãe até depois de
seu nascimento, estão esboçadas em um programa predeterminado. Na fase de um ovo recém
fertilizado no útero da mãe, todas características que vamos carregar no futuro foram, dentro de um destino, codificados em nossos DNAs de forma ordenada. Todas as nossas características, tal como altura, cor da pele, tipo sanguíneo, características faciais que vão ser expressadas quando tivermos com 30 anos, já foram codificadas 30 anos e 9 meses de antecedência, a partir do momento da fecundação.

O corpo de informação do DNA não somente determina as propriedades físicas, mencionadas
acima; Mas também controla milhares de outras operações e sistemas em rotação na célula e no
corpo. Por exemplo, a pressão arterial de uma pessoa baixa, alta ou normal, depende da informação armazenada no DNA.

UMA ENORME ENCICLOPÉDIA NA CÉLULA HUMANA

A informação estocada no DNA de nenhum modo deve ser subestimada. Embora seja difícil
acreditar, em uma única molécula de DNA de um ser humano, existe informação o suficiente para preencher uma enciclopédia de um milhão de páginas. O núcleo de uma única célula contém
muita informação, e usa ela para controlar as funções do corpo humano.

Para extrair uma analogia: o volume 23 da enciclopédia britânica, uma das maiores do
mundo, tem 25.000 páginas. Conseqüentemente, antes de nós existe uma incrível imagem. Numa molécula encontrada em um núcleo, que é muito menor do que a célula microscópica onde está localizado, existe um armazém de dados 40 vezes maiores do que a maior enciclopédia do mundo, que inclui milhões de artigos de informação.

Isso significa uma enciclopédia enorme de 920 volumes, não existindo uma igual no mundo todo.
Pesquisas colocam que essa enorme enciclopédia seria estimada para conter 5 bilhões de
diferentes peças de informação. Se um único fragmento de informação presente no gene
humano fosse lido a cada segundo, sem parar, à volta do relógio, passariam 100 anos antes desse
processo ser completo.

Se imaginarmos que esta informação no DNA foi colocada na forma de um livro, então, esses livros colocados um em cima dos outros iríamos atingir 70 metros de altura.

Vamos repetir essas duas palavras já mencionadas acima: 'contém informação'...

Deveríamos parar aqui e considerar essas duas palavras que pronunciamos tão simples. É simples dizer que uma célula contém bilhões de fragmentos de informação. Contudo, isso é longe
de ser um detalhe que pode cair casualmente como um comentário. Isso porque o que falamos
aqui não é um computador ou uma biblioteca, mas apenas um cubo que é 100 vezes menor que um milímetro, simplesmente feita de proteína, gordura e moléculas de água.

É um milagre extremamente incrível por esse pedaço de polpa conter e armazenar um único bit
[partícula] de informação, sem falar dos milhões da mesma.

Na era moderna, pessoas usam computadores para armazenar informações. A tecnologia
computacional é hoje considerada a mais avançada tecnologia que abre caminho as outras
tecnologias. Um corpo de informação, que há 20 anos, poderia ser armazenada em um computador do tamanho de uma sala, pode hoje ser armazenada em pequenos "microships", ainda que a mais recente tecnologia inventada pela inteligência humana depois de séculos de conhecimento adquirido e anos de difíceis trabalhos está longe de atingir a capacidade de armazenamento de informação de um simples núcleo celular.

Penso que a seguinte comparação seria suficiente para dar um sentido a pequenez do DNA, que tem uma imensa capacidade tal:

Assemelha-se a célula que contém uma grande fábrica de transporte, armazenamento de informações, compartimentos especiais onde são realizados os processos químicos, energia das geradoras centrais, centros e embalagem.A única diferença entre as células e de uma fábrica é o tamanho microscópico da célula.


As informações necessárias para especificar o design de todas as espécies de organismos que já
existiram no planeta, um numero de acordo com G.G. Simpson de aproximadamente cem milhões, poderia ser levada em uma colher de chá e ainda existiria espaço suficiente para todas as informações em todos os livros já escritos.



Como pode uma cadeia invisível aos olhos, composta de átomos dispostos lateralmente, com
um diâmetro de um bilionésimo de um milímetro, possuírem tal capacidade de informação e
memória? E ainda: Embora cada uma das 100 trilhões de células de seu corpo conhecem um
milhão de páginas de informações por coração, quantas páginas de enciclopédias pode você, um
ser humano inteligente e consciente, memorizar em toda sua vida?



Michael Denton, Evolução: Uma Teoria em Crise, Londres: Burnett Books, 1985, p. 334.

Nenhum comentário: