Uma rã do gelo encarna uma rara estrutura biológica. Ele não mostra sinais de vida. A sua frequência cardíaca, respiração e circulação sanguínea chegaram a um impasse total. Entretanto, quando o gelo derrete, esta mesmo rã volta a vida como se acordando de uma simples noite de sono.
Na verdade, um ser vivo, num estado de congelamento enfrenta riscos mortais. A rã, porém, não enfrente nenhum deles. A sua principal característica, é poder produzir em abundância a glicose nesse estado. Assim como um diabético, os níveis de açúcar no sangue na rã atinge níveis altíssimos.
Algumas vezes pode chegar tão alto como 550 milimol / litro ( que normalmente está entre 1-5 mmol/litro para rãs e 4-5 mmol/litro para humanos). Essa extrema concentração de glicose pode causar sérios problemas em tempos normais.
Nesta rã, entretanto, essa extrema concentração de glicose mantém a água saindo da célula e impede o encolhimento. A membrana celular desta rã é altamente permeável à glicose, facilitando sua passagem para dentro da célula.
O alto nível de glicose no sangue reduz a temperatura de congelamento, fazendo com que somente uma pequena quantia do líquido interno do animal se torne gelo no frio.
Investigações tem mostrado que a glicose pode suprir muito bem as células da rã.
Durante esse período, além de ser o combustível natural do organismo, a glicose igualmente pára muitas reações metabólicas como a síntese da uréia e impede assim que as diferentes fontes de alimento para a célula estejam esgotadas.
Como é que uma tal quantidade elevada de glicose no corpo da rã veio de repente?
A resposta é bastante interessante: este ser vivo é equipado com um sistema muito especial, encarregado de fazer essa tarefa. Logo que aparece gelo sobre a pele, uma mensagem viaja até o fígado, informando-o para converter seu estoque de glicogênio em glicose.
A natureza dessa mensagem que viaja até o fígado ainda é desconhecida. Cinco minutos depois que essa mensagem é recebida, o nível de açúcar no sangue começa a aumentar constantemente.
Inquestionávelmente este animal está equipado com um sistema que muda completamente o seu metabolismo para satisfazer todas as suas necessidades. Isso não é obra do acaso, e sim um plano perfeito e complexo de um Criador.
Bilim ve Teknik, January 1990, pp.10-12.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Sistema de Congelamento Especial
Marcadores:
Fatos da Criação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário