sexta-feira, 30 de maio de 2008

As abelhas e a maravilhosa estrutura do Favo


As abelhas produzem mais mel do que realmente precisam e armazenam-o em favos. A estrutura hexagonal da colméia é bem conhecida de todos. Mas você sabe qual a razão das abelhas construirem na forma hexagonal, e não na octagonal ou pentagonal?

Matemáticos a procura de resposta para essa pergunta chegaram a uma conclusão interessante : "o hexágono é a forma geométrica mais adequada para o máximo aproveitamento de determinada área".

Uma célula hexagonal exige um montante mínimo de cera para sua construção ao mesmo tempo que armazena um montante máximo de mel. Portanto, a abelha usa a forma mais adequada possível.

O método usado para a construção da colméia é bastante interessante: as abelhas iniciam a construção de dois a três lugares diferentes da colméia e tecem a mesma simultaneamente de duas a três cordas.

Embora elas comecem a tecer de diferentes lugares, as abelhas, em grande número, constroem hexágonos idênticos e tecem então o favo de mel pelas combinações de junção encontrando-se no meio.

Na face deste extraordinário desempenho, nós, por certo, temos que admitir a existência de um Ser Superior que dá sabedoria a essas pequeninas criaturas.

Infelizmente algumas pessoas querem explicar este fato dizendo que é apenas o "instinto" e apresentá-lo como um simples atributo da abelha. Entretanto, se há um instinto no trabalho, se este governa sobre todas as abelhas e fornece que todas as abelhas trabalhem na harmonia embora uma sem a informação de uma outra, significa que há uma exaltada Sabedoria que governa sobre todas essas criaturinhas.

Nenhum comentário: